logo.gif (1506 bytes)


Bobó de frango
Sua origem é africana mas cresceu na Bahia, onde tornou-se prato típico. O prato, provavelmente com grande influência indígena, foi trazido para a culinária popular brasileira no século XVII. Originalmente preparado com inhame, o prato moderno recebeu alguns ingredientes bem brasileiros, como o aipim, camarão, coentro e dendê. De consistência cremosa, é feito com peito de frango refogado em temperos verdes e leite de coco, misturados no purê de mandioca, azeite de dendê, gengibre e camarões secos.
 
Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
4 dentes de alho, amassados
4 tomates sem pele e sem sementes
2 pimentões verdes picadinhos
1 kg de peito de frango cortado em cubos
1 vidro de leite de coco
2 folhas de louro
100gr de gengibre
4 colheres (sopa) de salsa e cebolinha picada
1 kg de mandioca picada
1 colher (sobremesa) de azeite de dendê
1 pimenta dedo de moça
sal a gosto


Modo de Preparo:

Aqueça a metade do azeite, frite a cebola e o alho. Quando dourar, junte os tomates, os pimentões e cozinhe por alguns minutos. Retire do fogo, bata no liquidificador, peneire e reserve.
Aqueça o restante do azeite, frite o frango, junte o caldo reservado, o leite de coco, o gengibre, as folhas de louro, o sal e cozinhe até amaciar.
Cozinhe a mandioca em um litro de água. Reserve alguns pedaços inteiros e bata o restante no liquidificador. Junte os pedaços e o creme de mandioca ao frango cozido. Misture bem, coloque o azeite de dendê e mexa. Verifique o sal e coloque a pimenta dedo de moça picadinha, sem as sementes.